sábado, 6 de fevereiro de 2010

As Diferenças de Cultura na Religião





Acreditamos em Deus por alguma razão específica ou apenas porque os nossos pais nos ensinaram a crer nele?
Geralmente a segunda opção é a que a maioria da população adere, ou seja, as pessoas acreditam em Deus ou em qualquer outra divindade por causa da cultura em que ela vive e não porque viveu para decidir no que ia acreditar. Por exemplo, vivemos em um estado Laico, ou seja, em um país que não tem uma religião oficial, mas sabemos que a cultura brasileira é fortemente cristã com feriados nacionais dedicados á datas comemorativas do cristianismo e como conseqüência, mais da metade dos habitantes daqui são cristãos, mesmo que não praticantes. Recentemente vimos a novela “Caminho das índias” na TV globo onde as diferenças entre culturas era clara e pôde-se observar também que todos os personagens provinham de uma cultura fortemente hindu e por isso todos acreditavam nas coisas que para nós parecem absurdo.

A cultura em que nascemos é um fator importante para o desenvolvimento de nossas crenças e costumes. Não podemos mudar o fato de que aprendemos a acreditar em Deus porque nossos pais nos ensinaram ou a sociedade, de um certo modo nos deu um impulso a acreditar nisso como a verdade absoluta, por isso é muito diferente quando uma pessoa se diz ateia, porque não estamos acostumados com o modo de ver que o ateu tem em relação a um monte de coisas.

Sabendo a importância da cultura eu pergunto: é realmente necessário tentar mudar outras religiões? É realmente necessário mudar a cultura de milênios somente para satisfazer o ego de um Deus que aprendemos a crer apenas porque nossos pais disseram que ele existe? Essas são perguntas que devem ficar na cabeça daqueles que acham qualquer religião é a verdadeira e que devem converter o maior número de pessoas a ela custe o que custar, como foi o caso da ICAR – igreja Católica Apostólica Romana – na época da inquisição e das cruzadas. Sabemos que é hipocrisia tentar impor nossas religiões á outras pessoas, portanto, vamos viver em paz e em tolerância com as outras crenças religiosas, não importa ela qual seja. Afinal, não há mentor de alguma religião que não tenha sido com, embora hoje algumas religiões pareçam chocantes, todas tem apenas o intuito de salvar a humanidade de algum modo.

Então, deixemos de lado as diferenças culturais e vamos começar a amar! Porque se somos a imagem e semelhança de Deus, Zeus, Allhá, Tupã ou seja lá quem for o Deus, sabemos que eles só querem que todos se amem e vivam de acordo com uma só lei: a lei da bondade!



ASS:ALISSON ALVES



HANANIM SARANG HE YO!!!



Nenhum comentário: