domingo, 16 de agosto de 2009

A POSTURA EXEMPLAR

A POSTURA EXEMPLAR

Grande parte das pessoas pensam que ser um religioso é ser retraído da sociedade e auto-excluído e acham até mesmo que estes devem ser quietos, acusando sempre que algo de diferente acontece com estes. Sim, é um preconceito, mas também é isso que a maioria dos religiosos bitolados aparentam ser.

Falaremos neste texto como ser um religioso ou não, tendo uma postura exemplar nas coisas em que se faz no dia-a-dia.

Dicas para ser uma pessoa com postura exemplar:

Ø Seja melhor em tudo o que for fazer, mas sempre mantendo a humildade;

Ø Seja bondoso, mas também seja esperto;

Ø Trate as pessoas ao redor com o maior respeito possível;

Ø Não se exclua de coisas sadias, arrume de forma elegante, alguma forma de se afastar das coisas ruins, como por exemplo, bebidas e drogas;

Ø Não banque o chato para seus amigos, ou seja, quando não quiser ir á certos lugares ou fazer certas coisas, apenas diga que não e não tente dar lição de moral em outras pessoas, isso o torna irritante;

Ø Não arrume confusão com ninguém, você só fará inimigos e isso não é nada bom, principalmente para aquele que quer manter a postura exemplar;

Ø Seja exemplo. É bem interessante você se tornar um exemplo em algo, ninguém pode ser bom em tudo, portanto, seja exemplo de humildade e aprenda com as outras pessoas ao seu redor;

Ø Procure fazer muitos amigos, assim você será feliz;

Ø Saiba ser um crítico, ou seja, fale apenas coisas do que você realmente sabe e não acredite em boatos mal fundamentados;

Ø Procure ouvir boas músicas e ser um bom leitor, resumindo, seja culto e saiba de tudo um pouco ou muito – se você for um gênio (risadas);

Ø Mantenha a aparência sorridente mesmo quando estiver chateado ou triste, uma aparência sorridente o deixa belo mesmo que você não tenha traços bonitos;

Ø Aprenda com seus erros e seja humilde em admiti-los;

Ø Ajude mais aquele que não gosta de você, assim, será o maior super-heroi de todos, transformando em amigos os seus inimigos.

Com os passos acima citados, dá para se ter uma certa idéia de como se comportar bem em qualquer lugar, mantendo a postura de boa pessoa e sendo admirado por seus amigos, chefes e familiares.

O objetivo disso tudo não é ser apenas admirado, mas sim, ser uma pessoa boa, crescendo espiritualmente.

Lembre-se sempre do maior ensinamento de todos – mais uma vez eu bato nessa tecla- ame uns aos outros.

Como dizia um certo poeta francês: Amem-se uns aos outros ou pereçam.

By: Alisson Alves

COMO SE DEVE LER A BÍBLIA?

COMO SE DEVE LER A BÍBLIA?

A bíblia é um conjunto de 66 livros (no caso da bíblia protestante - que é a mais aceita) e dividido em Novo e Antigo Testamento. A bíblia contém uma série de histórias, lições de moral e profecias, que se prolongam desde o Gênesis.

Ao longo da história, a bíblia passou por várias e várias edições de seres humanos, sem contar com as traduções que em vários países tornam certas passagens bíblicas importantes diferentes umas das outras. Portanto, muito cuidado com a forma como você lê a bíblia.

Para se ler corretamente deve se ter em mente que:

· A bíblia não é a verdade, mas sim um livro de textos que ensina PARTE da verdade;

· A bíblia NÃO é um livro científico;

· Além dos lugares onde se passam as histórias (ou estórias), não se tem provas históricas da existência da maioria das pessoas citadas nestas, inclusive sobre Jesus;

· A bíblia foi modificada e está sim, sujeita á erros de tradução, como disse o próprio tradutor oficial da bíblia brasileira, João Ferreira de Almeida.

Tendo estas coisas em mente, podemos ler mais tranquilamente à bíblia.

Além dos erros de tradução e erros humanos, a bíblia é um livro sujeito á ter várias interpretações e possui uma linguagem um tanto confusa para os dias de hoje e muitos dos seus ensinamentos são ultrapassados e não podem ser usados nos nossos dias.

O antigo testamento traz ensinamentos mais duros em relação á Deus e ás suas obras, portanto, deve-se ler a bíblia com muito cuidado para não confundirmos Deus com um ser sádico e que não cumpre as próprias leis.

Vale lembrar também que a bíblia foi escrita por várias pessoas, ou seja, cada uma trata Deus da forma como imagina, então, não temos uma imagem fiel de Deus no antigo testamento, o que por várias vezes ocorre com o Novo. Vários termos são usados para se descrever Deus, mas como já foi aqui citado, cada um descrevia Deus da forma que imaginava.

O antigo testamento contém os ensinamentos dados ao povo de Israel antes da vinda de Jesus á terra, ou seja, são ensinamentos para AQUELE POVO e não para todas as pessoas por toda a eternidade. Então, é uma tolice dizer que Deus inspirou aquelas palavras para todos os seres humanos.

O livro de Cânticos, Salmos e Provérbios, são livros de versos, canções e poemas. Nesses livros encontramos informações valiosas para os dias de hoje, mas isso não quer dizer que TODAS as palavras ali citadas são para toda a eternidade.

Há também 17 livros proféticos no antigo testamento, estes são divididos em profetas maiores e profetas menores, os profetas maiores são: Isaias, Jeremias, Daniel e Ezequiel (Jeremias tem dois livros na bíblia). É importante lembrar que essas profecias são quanto á vinda de Jesus e acontecimentos anteriores e não trata de profecias de Depois da morte de Jesus, ou seja, não há profecia do antigo testamento que seja convincente o suficiente para se encaixar em acontecimentos após á morte de Jesus. Essas profecias serão citadas apenas no Novo Testamento.

O novo testamento começa com o livro de Mateus e termina com o livro de Apocalipse (livro de João também chamado de revelações). O mais interessante á observar no novo testamento é que vários apóstolos escreveram livros sobre o mesmo homem: JESUS. Porém, é mais interessante ainda ver que em certas partes estes livros podem causar certa confusão no relato do caso real, como exemplo temos a quantidade de pessoas que se encontravam no túmulo de Jesus quando este falou com Maria depois da ressurreição. Lendo tais livros, é impossível saber quem realmente estava com Maria Madalena - a única que se pode ter certeza que estava no túmulo de Jesus naquela hora.

O novo testamento é todo centralizado em Jesus, que é o Messias e maior personagem desta era. Jesus é conhecido, hoje, como o homem que dividiu o tempo. É irônico não se ter provas da existência dele, mesmo este tendo “dividido” o tempo em Antes e Depois de Cristo (A.C. – D.C.).

Jesus aparece naquele tempo com uma verdade em que os sacerdotes e líderes religiosos não puderam aceitar, ou seja, aí já é possível entender o quanto ás idéias do antigo testamento já estão ultrapassadas.

A história de Jesus não conta muitos detalhes e por isso ele é um ótimo material de estudo para historiadores e teólogos do mundo inteiro. Por exemplo, não se sabe o que Jesus fez dos do nascimento aos 12 anos e dos 12 aos 30 que é quando ele inicia a sua missão. O único que nos traz certa informação como “Jesus crescia” foi Mateus, que é considerado o livro mais completo sobre Jesus.

Após á morte de Jesus, temos vários livros que relatam as “peripécias” dos apóstolos e a perseguição destes por parte dos romanos que não aceitavam a “nova religião”. Paulo, apesar de não ser um apóstolo oficial, aparece no novo testamento como o apóstolo mais importante, no entanto, também é tido por vários teólogos como o que mais distorceu as palavras de Jesus, além de muitas vezes por suas próprias opiniões em relação ao retorno no messias, que Jesus predisse ser antes da morte de João. Uma coisa que causa muita confusão neste testamento, é o que Paulo fala sobre a ressurreição de todos aqueles que aceitaram Jesus e sobre o seu arrebatamento. É demais para a visão lógica, acreditar que mortos sairão dos túmulos e subirão aos céus como se fossem pássaros. É absurdo, mas muitos acreditam nisso. Com isso, as palavras paulinas, confundem até hoje vários cristãos que por muitas vezes acreditam mais nele do que em Jesus. Lástima.

O livro de João contém algumas profecias em relação á vinda de Jesus, mas o livro mais completo de profecias no Novo Testamento é o de Revelações, ou melhor, o livro de Apocalipse. Este livro relata a volta de Jesus de uma forma majestosa e também horrorosa e torturante, o que torna a leitura mais interessante e a dá asas á imaginação. A interpretação, porém, é de tamanha dificuldade, que durante milênios após terem sido escritos, ainda não foram decodificados de uma forma realmente convincente para todos. E é nesse ponto onde o cristianismo se divide e causa muita confusão. Portanto, ao ler este livro (o apocalipse) não leia tendo uma interpretação em mente, apenas leia como qualquer outro livro, isso torna a leitura mais produtiva e a interpretação mais cabível possível.

Quando lermos à bíblia, devemos sempre ler com a nossa visão lógica, sempre sabendo que a bíblia é um livro codificado e com muitos simbolismos ao longo de seus livros. Portanto, não tente ver a bíblia como um livro MARAVILHOSO e com a verdade completa, pois como já foi aqui citado, ela não é a verdade completa e seus ensinamentos foram para o povo da época de Jesus. Sabendo disto, poderemos ler de uma forma imparcial e tirar o melhor proveito de seus textos cheios de mistérios, codificações, aventuras e ensinamentos.

Visão lógica é o melhor caminho para não se ter uma confusão nos textos. Lembre apenas de um ensinamento de Jesus e de todos os maiores líderes religiosos: AME UNS AOS OUTROS. Esse é o maior ensinamento e mandamento de todos e este sim, vale para toda a eternidade.

Seguindo os passos citados neste texto, você estará seguro de interpretações milaborantes de pastores e padres que na verdade só querem ter o controle sobre a sua mente, para assim lotarem mais os templos e consequentemente, seus bolsos. É triste, mas o que eu falei em relação ás intenções dos religiosos é verdade.

LEIA ATENTAMENTE E SEJA FELIZ.

By: Alisson Alves

A mais nova moda: Ser Ateu

É interessante vermos como as coisas no mundo estão andando, mortes em massa, mais gente passando fome, mais pessoas matando outras, etc... com isso, mais e mais pessoas ficam desesperadas e querendo achar uma resposta, acabam por simplificar as coisas e dizem: “DEUS NÃO EXISTE!”.

Vemos que a maioria dos jovens de hoje, tem esse pensamento, mas nenhum tem uma base realmente religiosa. O mais grave de tudo é ver que estes mesmos jovens estão se tornando ateus por mero capricho e porque vão ser aceitos nas rodas de amigos das faculdades onde o Comunismo é a moda do momento – na verdade sempre foi – e apenas por isso estão se dizendo ateus convictos.

A maioria destes “ateus” tem pouca base religiosa e apenas querem ser reconhecidos como inteligentes e pensadores, ou pior, se dizem descrentes de qualquer coisa para que não tenham que tomar algum tipo de responsabilidade na vida e para terem aquele slogan “pregado na testa”: “Eu só preciso viver minha vida e nada mais”.

Sim, o ateísmo virou modinha entre os jovens. Não que se deva ter algo contra os ateus de “verdade”, pois estes sim, são providos de uma inteligência pouco superior ás normais e com suas questões não são respondidos. Eles tem uma razão óbvia para serem ateus: suas questões não são solucionadas.

É triste vermos que as religiões que se dizem as verdadeiras, não consigam confrontar com a ideologia ateísta e as vezes apelem para o clichê “peça á direção de Deus”. Realmente é triste.

É mais triste ainda vermos que os jovens fracos de mentalidade, ou melhor, que tem preguiça de pensar, se tornam ateus por meros caprichos ou até mesmo entrar em conflitos com seus pais e parentes.

Não é que os jovens estão se tornando maus, mas eles estão querendo fugir de responsabilidades muitas vezes nem religiosas, só querem o que chamamos de liberdade externa. Querem ser livres de obrigações e do “olho divino”. Porém, grande erro é pensar que não acreditar em Deus, e está livre de responsabilidades e deveres. Podemos não acreditar, no entanto, temos a nossa consciência que funciona como esse “Deus” que não acreditamos.

Esse crescimento no número de ateus se deve ao fato das religiões não terem um suporte necessário para responder questões simples como: Se Deus é onisciente, porque ele deixou o Homem chegar á este estado decadente? Ou Por que Deus não muda tudo de uma vez? As religiões com base na filosofia cristã se limitam ao “leia a bíblia” ou “busque inspiração de Deus”. Isso acaba por desmotivar a vontade que este jovem tem de acreditar absolutamente em Deus. A cada ano que passa o Ateísmo vai crescendo entre os jovens e as religiões não fazem nada quanto á isso. esperam este jovem crescer para poder voltar ao pensamento antigo.

O cristianismo, portanto, não está sendo capaz de responder as perguntas dos jovens, que estão sendo mais complicadas do que nunca.

Perguntas simples devem ser respondidas, pois assim teremos ateus verdadeiros e não teremos que lhe dar com jovens preguiçosos com perguntas chulas do tipo: Por que Deus não aparece? Por que Deus é sádico? Você pode provar que Deus existe? São perguntas até mesmo irritantes que mesmo sendo respondidas, não serão aceitas, pois os jovens se auto-rotularam “ateus convictos”.

Mas por que eu estou defendendo a existência de “verdadeiros ateus”? Simples. Pelo fato de vermos que é muito mais fácil conversarmos com ateus ouvintes e inteligentes, do que sempre termos que “bater-cabeça” com jovens teimosos e muito falantes. Parece um motivo “tosco”, no entanto, eu estou visando dar importância para a educação religiosa e alertar sobre a incapacidade de certas religiões e doutrinas.

Também é importante lembrar, que ninguém tem interesse em religiosos bitolados, que não falam outra palavra á não ser “salvação” e nem naqueles jovens que vão á igreja ou á qualquer culto religioso por causa dos pais. A educação externa é muito importante, pois jovens sem inteligência externa mas com muito conteúdo religioso não são nada interessantes, mas sim cômicos e muitas vezes até idiotas. Exemplo: como esses jovens falarão de física e de biologia, se sabem apenas que a terra foi “criada em seis dias” e que “Jesus voltará”? Sim, é cômico, Mas também é sério.

Educação religiosa e educação científica devem se unir e não se separar, o que acarreta a confusão dentro das mentes jovens e assim, acabam por escolher o caminho que acham mais fácil e melhor. Sim, esse caminho sempre será o ateísmo.

By: Alisson Alves

A EXPLORAÇÃO DA FÉ

Não são raros os casos de pessoas que freqüentam igrejas, centros espíritas e outros lugares em busca de um “milagre”. Por sinal, é muito comum se ver isso dentro de igrejas, em geral, as pessoas vão buscar milagres e maravilhas que, acreditam elas, serão concedidas se estas pessoas buscarem á Deus – ou a outro santo qualquer – de todo coração.

“Buscar de todo coração”, essa expressão é um tanto vaga e por várias vezes mal usadas nas igrejas. Buscar de todo coração na maioria das igrejas seria estar disposto á fazer de tudo para se ter um milagre concedido por Deus. Ora, eles dizem que Deus precisa de uma “confirmação” para que o desejo possa ser atendido e que não há milagre sem certo sacrifício. A IURD – pra quem esteve fora da terra nos últimos 30 anos, IURD significa Igreja Universal do Reino de Deus – é muito boa nesse tipo de explicação. Mas não estamos aqui para falar mal de ninguém.

Hoje em dia, nas fachadas de igrejas (que por sinal, passam dos 20000 templos, só no Brasil) palavras como: cura, prosperidade e principalmente a palavra MILAGRES! O povo adora empregar essa palavra para fazerem as pessoas visitarem suas empresas, digo, igrejas. Usam todo o tipo de Marketing possível para chamarem as pessoas e deixa-las maravilhadas com o “poder de Jesus Cristo” e também com o “Avivamento Divino”. E cada vez mais pessoas caem nessas lorotas como se fossem vacas prestes á serem abatidas.

Alguns testemunhos ali e outros aqui são suficientes para se comprovar o milagre que o pastor, (que eles dizem serem através de Deus) fazem. Alguns “demônios” – que não passam de espíritos brincalhões – expulsos, e pronto, o espetáculo, digno de calosas palmas, está armado e agora, só falta o chapeuzinho esperando pelo dinheiro dos espectadores, que com isso acham que estão “pagando” algo á Deus e assim se acharão no direito de dizerem: “oh Deus! Não se esqueça que eu sou ofertante e dizimista!”.

Alguns conseguem um emprego de faxineiro – melhor que nada, estavam precisando de trabalho – em uma multinacional qualquer e vão lá, dizerem todos felizes que conseguiram um emprego em uma multinacional e agora estão começando a prosperar. É claro, que esse “milagre” será atribuído á ida á igreja todos os dias, ofertando o leite das crianças e a carne do almoço. Não tem nada á ver com o currículo da pessoa e sua qualificação profissional, visto que hoje até para ser faxineiro precisa do ensino médio completo, ainda mais em uma multinacional. Esse “milagre” será gravado e passado durante uma semana no canal de televisão da igreja. É óbvio que o pastor/padre/pai-de-santo, vai dizer para esse “irmão” continuar sacrificando para conseguir tais vitórias. Se isso não é exploração da fé, o que seria?

Quando vemos um ganhador de algum título de capitalização, que prometeu dar R$ 50.000 para o felizardo, geralmente o entregador do prêmio, com toda uma equipe televisiva montada, diz para o sortudo: parabéns, você ganhou! Continue comprando para ganhar mais! Com isso, as pessoas cada vez mais na esperança de ganharem, vão comprando e comprando mais e mais bilhetes. Qualquer semelhança com uma igreja, é mera coincidência. Sarcasmos á parte, o esquema utilizado pelas igrejas é muito parecido com os que os títulos de capitalização (telesena, papa-tudo, bolão da sorte, etc.) utilizam, ou seria o contrário? Será que os títulos estariam copiando as igrejas?

Jesus, quando veio á terra, fez milagres e mais milagres. Sim, ele fez! Porém, será que Jesus falou que esses milagres continuariam sendo feitos para SEMPRE? Não há nada na bíblia que diga que Jesus continuaria operando milagres aos cristãos. Ora, então qual a razão de Jesus ter feito maravilhas? Simplesmente pelo fato do povo não crer nele. O filho de Deus precisava fazer o povo crer em sua palavra, nada como um pouco de “mágica” para alegrar as pessoas. Bem, como todos sabem, não deu certo – eita povinho de coração duro, hein! – mas isso é outra história.

Voltando ao assunto original, As igrejas deixaram de oferecer o que realmente importa: paz interior. Elas passaram a por os milagres acima da “salvação”, o tão sonhado desejo de ir para o céu. É algo que não se vê mais em pregações bíblicas. Apenas, é claro, vagas passagens comprovando que o messias virá pela segunda vez á terra. Preocupam-se somente com os milagres e com o que Deus tem a oferecer á eles, é só isso que importa agora para os pastores e muitos outros tipos de líderes religiosos.

As pessoas não lembram de uma certa passagem bíblica que diz: “ (...) senhor! Não fomos nós que pregamos em teu nome e em teu nome operamos milagres e expulsamos demônio? E o Senhor lhes dirá: Nunca vos conheci...” não me lembro exatamente do lugar exato deste versículo, mas lembro que é isso que diz. Será que ninguém liga para esta profecia? Só querem receber créditos de grandes homens que operam milagres em nome de Deus, mas se esquecem que isso de nada valerá quando estes “grandes homens” morrerem e se encontrarem com Jesus... É irônico, mas certamente será isso que acontecerá.

Será mesmo que estes tais milagres são feitos por JESUS? Não existem os tais “espíritos enganadores”?

Mais uma vez bato na tecla de que o maior mandamento é AMAR. Digo isso, porque não há nada que faça mais maravilhas que isso. Uma pessoa que ama todos – sim, é possível haver uma pessoa assim – é absolutamente feliz, pois esta sim cumpre exatamente todos os mandamentos de Deus. Não adianta em nada guardar o sábado ou ir á igreja todos os dias, se por trás se é avarento e hipócrita como os pastores que lhe dão a palavra.

A exploração da fé é tão nítida, mas as pessoas são cegas e não conseguem ver para o buraco onde estão se arrastando. Será bem interessante o encontro de um pastor com Jesus no Mundo espiritual, será como “O Alto da Barca do Inferno”, onde o líder vai para o inferno e o que fazia realmente o bem vai para o céu. E viva á Justiça divina! Religião, Igreja, denominação, crença, essas coisas não salvam, o que realmente salva é o amor ao próximo MAIS que a você mesmo.

By: Alisson Alves