domingo, 16 de agosto de 2009

A mais nova moda: Ser Ateu

É interessante vermos como as coisas no mundo estão andando, mortes em massa, mais gente passando fome, mais pessoas matando outras, etc... com isso, mais e mais pessoas ficam desesperadas e querendo achar uma resposta, acabam por simplificar as coisas e dizem: “DEUS NÃO EXISTE!”.

Vemos que a maioria dos jovens de hoje, tem esse pensamento, mas nenhum tem uma base realmente religiosa. O mais grave de tudo é ver que estes mesmos jovens estão se tornando ateus por mero capricho e porque vão ser aceitos nas rodas de amigos das faculdades onde o Comunismo é a moda do momento – na verdade sempre foi – e apenas por isso estão se dizendo ateus convictos.

A maioria destes “ateus” tem pouca base religiosa e apenas querem ser reconhecidos como inteligentes e pensadores, ou pior, se dizem descrentes de qualquer coisa para que não tenham que tomar algum tipo de responsabilidade na vida e para terem aquele slogan “pregado na testa”: “Eu só preciso viver minha vida e nada mais”.

Sim, o ateísmo virou modinha entre os jovens. Não que se deva ter algo contra os ateus de “verdade”, pois estes sim, são providos de uma inteligência pouco superior ás normais e com suas questões não são respondidos. Eles tem uma razão óbvia para serem ateus: suas questões não são solucionadas.

É triste vermos que as religiões que se dizem as verdadeiras, não consigam confrontar com a ideologia ateísta e as vezes apelem para o clichê “peça á direção de Deus”. Realmente é triste.

É mais triste ainda vermos que os jovens fracos de mentalidade, ou melhor, que tem preguiça de pensar, se tornam ateus por meros caprichos ou até mesmo entrar em conflitos com seus pais e parentes.

Não é que os jovens estão se tornando maus, mas eles estão querendo fugir de responsabilidades muitas vezes nem religiosas, só querem o que chamamos de liberdade externa. Querem ser livres de obrigações e do “olho divino”. Porém, grande erro é pensar que não acreditar em Deus, e está livre de responsabilidades e deveres. Podemos não acreditar, no entanto, temos a nossa consciência que funciona como esse “Deus” que não acreditamos.

Esse crescimento no número de ateus se deve ao fato das religiões não terem um suporte necessário para responder questões simples como: Se Deus é onisciente, porque ele deixou o Homem chegar á este estado decadente? Ou Por que Deus não muda tudo de uma vez? As religiões com base na filosofia cristã se limitam ao “leia a bíblia” ou “busque inspiração de Deus”. Isso acaba por desmotivar a vontade que este jovem tem de acreditar absolutamente em Deus. A cada ano que passa o Ateísmo vai crescendo entre os jovens e as religiões não fazem nada quanto á isso. esperam este jovem crescer para poder voltar ao pensamento antigo.

O cristianismo, portanto, não está sendo capaz de responder as perguntas dos jovens, que estão sendo mais complicadas do que nunca.

Perguntas simples devem ser respondidas, pois assim teremos ateus verdadeiros e não teremos que lhe dar com jovens preguiçosos com perguntas chulas do tipo: Por que Deus não aparece? Por que Deus é sádico? Você pode provar que Deus existe? São perguntas até mesmo irritantes que mesmo sendo respondidas, não serão aceitas, pois os jovens se auto-rotularam “ateus convictos”.

Mas por que eu estou defendendo a existência de “verdadeiros ateus”? Simples. Pelo fato de vermos que é muito mais fácil conversarmos com ateus ouvintes e inteligentes, do que sempre termos que “bater-cabeça” com jovens teimosos e muito falantes. Parece um motivo “tosco”, no entanto, eu estou visando dar importância para a educação religiosa e alertar sobre a incapacidade de certas religiões e doutrinas.

Também é importante lembrar, que ninguém tem interesse em religiosos bitolados, que não falam outra palavra á não ser “salvação” e nem naqueles jovens que vão á igreja ou á qualquer culto religioso por causa dos pais. A educação externa é muito importante, pois jovens sem inteligência externa mas com muito conteúdo religioso não são nada interessantes, mas sim cômicos e muitas vezes até idiotas. Exemplo: como esses jovens falarão de física e de biologia, se sabem apenas que a terra foi “criada em seis dias” e que “Jesus voltará”? Sim, é cômico, Mas também é sério.

Educação religiosa e educação científica devem se unir e não se separar, o que acarreta a confusão dentro das mentes jovens e assim, acabam por escolher o caminho que acham mais fácil e melhor. Sim, esse caminho sempre será o ateísmo.

By: Alisson Alves

5 comentários:

Unknown disse...

Ótimo texto!

A fé das pessoas esta acabando cara, cadê o medo do cidadão que pensava: "pô não posso matar nem roubar por que Deus vai me castigar"

Hoje em dia as pessoas pensam: "Que se foda, Deus não existe"

A fé era uma coisa tão bonita, e agora já faz quase parte do passado, as pessoas andam ocupadas demais para dedicar uma parte do seu tempo à Deus.

Lamentável...

Anônimo disse...

Você diz que ser ateu está virando "modinha" pois não sabe o preconceito que os mesmos sofrem. Muitos escondem que são ateus para evitar isso. Não tem um dia que eu não seja chamado de Satanista,filho do capeta,adorador do diabo, e já perdi a conta de quantas vezes já foi dito a mim que eu iria para o inferno (minha própria tia me disse isso certa vez). Eu sou jovem,tenho 14 anos,toda a minha família é cristã,fui batizado,já me levaram na igreja,tem milhões de imagens de santos e Jesus aqui em casa,eu mesmo era católico. Uma base religiosa não me faltou,mesmo assim virei ateu. Depois que ganhei um livro do Stephen Hawking do meu cunhado me interessei pelo mundo visto por olhos "não religiosos" e me tornei ateu a 2 anos atrás.

E para o Fabricio que fez esse comentário dizendo: "cadê o medo do cidadão que pensava: "pô não posso matar nem roubar por que Deus vai me castigar"" . Se for desse jeito religiosos só fazem o bem por medo de serem castigados,religiosos só fazem o bem não por que é o certo a se fazer,só fazem por que receberão uma recompensa no final de suas vidas. Eu como cidadão faço o bem pois eu sei que é o certo a se fazer,eu faço sem desejar nenhuma recompensa como a vida eterna em troca. Religiosos são medrosos e interesseiros se for pensar desta forma.

Poliana de Barros disse...

Ateus sofrem preconceito em uma rodinha de cristãos abitolados e fanáticos e evangélicos (e católicos praticantes) sofrem preconceitos em rodinha de ateuzinhos de modinha!!! Simples assim.

Mas não é o ateísmo dos "verdadeiros" ateus que é a modinha mas esse da universidade e de adolescentes que mal saíram das calças!

Anônimo disse...

Uma pessoa que se declara 'ateu', conclui-se que não acredita em Deus, muito menos em diabo ou inferno. Então por que o incômodo quando dizem a ele que vai pro inferno???
Amigo que postou como 'Anônimo', não acredito que um livro fez você se declarar 'ateu'... dá pra perceber que não é uma opinião formada, pois vejo que você ainda teme o inferno e outros elementos cristãos!
Você parece ser uma boa pessoa, mas acredito que deve ser muito jovem ainda... leia, pesquise e estude os dois lados da moeda, de verdade, e depois tire conclusões e defina se é ateu, cristão ou qualquer outra coisa!
Abraço

Anônimo disse...

Seus argumentos são fraquíssimos amigo, me perdoe.