quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Os sonhos e as bandeiras de luta

Os nossos sonhos e bandeiras de lutas.











Durante toda a história humana, as pessoas sonharam em alcançar coisas que em suas respectivas épocas pareciam loucura por parte dos seus sonhadores. Com estes sonhos, várias e várias descobertas puderam ser feitas. Um importante exemplo é a Pedra Filosofal, que os alquimistas tanto almejavam, pois daria a eles o elixir da imortalidade, ou mesmo poderiam até ter um poder comparado ao de Deus. Com esse “sonho” bem ganancioso, os alquimistas descobriram vários elementos químicos que hoje encontramos em nossa tabela periódica usada nas aulas de química.



No século XIX houve vários movimentos estudantis no Brasil, onde os estudantes lutavam por seus sonhos de um país melhor, onde eles viam que os seus sonhos eram possíveis de serem alcançados com um pouco de luta e determinação, o que levou eles á lutarem muito e vários estudantes foram exilados do país por estarem indo contra o governo. Hoje em dia, os jovens em geral, não querem saber de lutas (somente as lutas virtuais nos computadores e/ou videogames) ou de mudar o país, ou melhor, os jovens até pensam em mudar o país, porém, sentados na frente do computador em algum fórum da internet.
As pessoas que lutaram naquela época (séc. XVIII, XIX e XX), de alguma forma contribuíram para que várias leis no país fossem adotadas para melhorar a vida dos estudantes em geral. Mas hoje, não se pensa nisso.
Nós, jovens, somos pressionados á fazer vestibular, passar de ano letivo, entre outras poucas coisas. Pensamos mas em nossas vidas profissionais, em nossos futuros filhos e família. Todas essas responsabilidades que parecem ter ficado ultrapassadas e por isso a maioria dos jovens não sonha com isso, Somente estudar, fazer faculdade, conseguir um emprego, ter dinheiro e ser feliz.
Sonhos que se resumem em uma vida inteira de lutas para se conseguir um pequeno espaço na sociedade, enquanto a felicidade o que é (ou deveria ser) mais importante, é apenas conseqüência disso tudo que vai levar muito tempo para se concretizar.



Fazendo um resumo dos sonhos que se tem na vida, podemos dividi-los em três fases: infantilidade, juventude e velhice.
Na fase infantil, as crianças tem pequenos sonhos como se tornar astronauta, tocar em estrelas ou ser o homem (ou mulher) mais rico do mundo para poder comprar muitos doces e fazer pessoas felizes. Com o tempo passando a adolescência chega e estes sonhos acabam, vão ficando distantes, pois agora é hora de enfrentar a realidade como um bom adolescente.
Na fase Juvenil os jovens já quase maduros, só querem saber de escolher em que vão trabalhar o que farão depois disso. Sonhos que não chegam nem perto do sonho que se tinha quando era criança, como o sonho de ser astronauta, pois é muito difícil e tem que ter dinheiro para isso. Porém, ao contrário da fase infantil, estes sonhos não acabam muito pelo contrário, cresce á cada dia e vão ficando cada vez mais fortes. Estes sonhos são levados para a vida adulta onde serão explorados e farão com que os jovens se tornem adultos competitivos, mas isso é muito relativo e depende do sonho.
Durante a vida adulta a pessoa vai tentando alcançar o seu sonho de se tornar um bom profissional, de ter uma boa família e ser feliz. A fase da velhice é a fase onde as pessoas irão pensar em suas ações, lamentar o que não fizeram e comemorar o que conquistarão, Aí o sonho já é outro: ter uma morte tranquila ou realizar pequenas coisas que não realizou quando jovem.
Por isso não vamos deixar para amanhã o que se pode fazer hoje, vamos sonhar e tentar alcançar nossos mais absurdos sonhos, para assim, quando chegarmos á fase da velhice não termos o que nos lamentar, somente á comemorar.

ASS:ALISSON ALVES

HANANIM SARANG HE YO!!!