terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Explicação Lógica para a Multiplicação de Pães e Peixes






Certo dia Jesus estava ensinado uma grande multidão, havia cerca de 5.000 homens ouvindo Jesus, mais mulheres e crianças. Todos estavam muito atentos e interessados a ouvir Jesus e sendo curados por Ele. A certa altura, o céu começou a escurecer, estava a ficar de noite e a aproximar-se a hora do jantar, mas parecia que ninguém queria sair daquele lugar. Então os discípulos de Jesus começaram a ficar preocupados, aquelas pessoas precisavam comer... Aproximaram-se de Jesus e disseram:

- Senhor, já é tarde e este lugar é deserto. Diz a estas pessoas que se vão embora para que comprem alguma coisa para comer.
Jesus lhes disse:

- Deêm-lhes vocês mesmo de comer.

- Mas Mestre, não temos dinheiro para comprar comida para todas estas pessoas! O que faremos? - reponderam os discípulos.

Então um dos discípulos de Jesus, chamado André disse:

- Está aqui um menino que tem cinco pães e dois peixinhos. Mas como é que isto pode alimentar tanta gente?

- Tragam cá esse lanche e digam a todos que se sentem. - disse Jesus.

Todos se sentaram obedecendo a Jesus.

Jesus tomou o lanche daquele menino, cinco pães e dois peixes, agradeceu a Deus por aqueles alimentos e de seguida começou a parti-los e a distribui-los pela multidão que ali estava. Todos comeram, ninguém ficou com fome. Quando todos estavam saciados, Jesus mandou os seus discípulos recolherem os pedaços de pão e peixe que sobraram. Os discípulos obedeceram e ainda encheram doze cestos cheios de pedaços de pão e peixes que sobraram.


Essa historinha, todos, concerteza, já estão cansados de ouvir, mas, vamos pensar de uma maneira bem lógica, para que possamos entender bem como tão MAGNÍFICO “milagre” ocorreu, de modo que fez sobrar 12 cestas de pães e peixes no deserto.

Vamos supor que um dia, você vá por livre e espontânea vontade á um deserto. No mínimo que uma pessoa normal e sensata faz é levar MUITA ÁGUA e COMIDA, para que não passem necessidade no meio do deserto, uma vez que não é um lugar muito confortável para ouvir uma palestra.

Ok, o conto nos diz, que Jesus estava dando a palavra e já era quase noite quando as pessoas começaram a sentir fome, mas, podemos observar na leitura dos evangelhos, que NINGUÉM pediu comida, mas sim os APÓSTOLOS ficaram preocupados com isso. Uma possibilidade de sabermos que povo NÃO ESTAVA PASSANDO FOME, porque já tinham levado comida para si, o povo não era louco de ir à um deserto sem água e nem comida, sabiam que as palestras de Jesus chamavam muita gente e era demorado, além do mais, Jesus era pobre e todos sabiam de tal coisa, mais uma prova de que ninguém iria sem mantimentos ao deserto.

Podemos observar que no evangelho de João diz que UM RAPAZ forneceu cinco pães e dois peixinhos aos discípulos, que depois repassaram para Jesus para que ele pudesse “fazer o milagre”.

MT-14:19 E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão.

Podemos observar no versículo acima, que Jesus “abençoa” antes da suposta multiplicação, ou seja, Jesus orou antes que todos pudessem comer. Ora, sabemos que Jesus era bom com as palavras, será que ele simplesmente não teria orado para que o povo pudesse dividir seus alimentos com os que quase não tinham nada? Bom, é uma suposição lógica, mas, pensem bem no lugar onde estavam e no tanto de pessoas que ali havia, Cinco mil pessoas. Será que surgiriam pães e peixes, assim, do nada? Nesse caso, se tivessem surgidos peixes e pães no meio do DESERTO, não estaria claramente explícito na bíblia para expressar a magnificência de Jesus?

Pondo em meios mais simples, podemos saber que Jesus estava ali para fazer milagres e que o povo estava maravilhado com ele, um simples pedido de Jesus para o povo, seria imediatamente atendido, uma vez que Jesus havia ganhado o respeito naquele local.

Observe novamente o versículo destacado.
Veja que Jesus deu os mesmos pães aos discípulos e estes, deram á multidão, ou seja, em lugar nenhum se diz que Jesus os multiplicou com suas próprias mãos, mas diz que ele distribuiu os pães que ele havia repartido, ou seja, 5 pães e dois peixinhos.

Bom, podemos ver que depois de comerem, todos se saciaram e Jesus ordenou que os apóstolos colhessem as sobras dos alimentos, e estas, encheram 12 cestos.

Em nenhum lugar da bíblia, diz que o povo não tinha nada para comer, mas diz, somente que estava tarde e o local era deserto e não tinham onde COMPRAR os alimentos (para comprar o povo precisava de dinheiro, se tinham dinheiro, no mínimo tinham comprado algo antes de irem, uma vez que as cidades do oriente médio sempre foram ricas em comércios).

Podemos ver esse “milagre” mais como uma lição aos apóstolos, que como um “milagre”, propriamente dito, pois eram só eles, os apóstolos, que estavam preocupados com a alimentação do povo. Seria uma mensagem para eles não se preocuparem, pois o povo estava prevenido e não havia necessidade de ele mandar todos irem comprar seus alimentos.

Esse fenômeno ficou conhecido como milagre, provavelmente, para que Jesus pudesse ser conhecido como um mito por onde passava, como propaganda, para que as pessoas pudessem confiar mais em Jesus e mais pessoas pudessem segui-lo. Era necessário um certo exagero nas ações de Jesus para que ele pudesse ganhar mais e mais seguidores por onde passava, visto que este era o real objetivo de Jesus e de seus apóstolos e discípulos.

Não podemos negar a importância deste acontecimento para o mundo cristão, mas chegar tanto tempo a pensar que pães e peixes surgiram “do nada”, é simplesmente ilógico. Pensar de uma maneira lógica, não quer dizer que tiremos a importância de Jesus, mas sim que possamos admira-lo cada vez mais pela sua sabedoria no uso de suas palavras.

ASS:ALISSON ALVES

HANANIM SARANG HE YO!!!



85 comentários:

Unknown disse...

Esse foi o melhor post, alisson.

parabéns (y)

Anônimo disse...

Meu querido no cristinismo fé e lógica andam divorciados, e ficarei sem duvidas com a FÉ.

Roberto disse...

saiba que para aquele que formou o céu e a terra, o que é fazer brotar pão, do nada?

Marco Antonio disse...

Em Fil. 2:7 - Esta escrito: Jesus assumiu a forma humana com todas as suas fraquezas, limitando-se às posibilidades da persoalidade humana; mas era um homem verdadeiro, comforme Deus planejara quando da criação do homem, um ser muito mais espiritual e esses poderes faziam parte de sua personalidade, mediante a influencia da presença do Espirito Santo.

Raiane Paula disse...

Eu acredito em milagre e é isso que me faz acreditar que Jesus, o Filho de Deus, faz surgir coisas do nada!

Isso pra mim não é inlógico. É Poder de Deus!

Anônimo disse...

Na verdade, o povo q ali estava, estava com fome da palavra, com fome do pão da vida que é Jesus e ele queria deixar isso bem claro aos discípulos, q eles alimentassem o povo com o pão, com a palavra, enquanto juntos a Ele e depois.E q mesmo "distribuindo" o pão, a palavra, eles nunca ficariam sem, mas sempre sobejaria para continuarem a alimentar aqueles que tivessem essa fome. Entendeu? se não entendeu, que pena!!!

Anônimo disse...

Se você não acredita que Jesus tenha criado "do nada" pães e peixes, então o seu deus é muito pequenininho.É do tamanho da sua lógica.
O meu Deus,criou todo o universo pelo poder da Sua Palavra.
Com que matéria fez Deus tudo quanto criou?
Por favor não amesquinhe Deus à dimensão da sua mentalidade subhumana.

Joaquim Borges de Oliveira Neto disse...

Meu caro colega,

Você não sabe nem ao menos as regras básicas da língua portuguesa e quer entender de cultura oriental e questionar as verdades bíblicas?
Você é muito fraco, para não dizermos coisas mais pejorativas (se é que você entende isso)!
Primeiro, ao menos, estude português, para conseguir interpretar corretamente textos.

Anônimo disse...

olá,sou pastor e gostaria de parabenisa-lo pela observação muito valida,infelizmente vivemos uma onda de milagres e o povo não entendeu que jesus não veio fazer milagres(ñ q ele não tenha feito,ele fez)ele veio trazer salvação,mas infelismente temos mais seguidores de sinais do que os sinais seguindo aos que creem,não sei quel é a sua religião mais parabens!!

Pr. Arlindo Silva disse...

Não crer que Jesus Cristo fez que se multiplicasse os 5 pães e dois peixinhos, é não acreditar na ressurreição de Lazaro que é infinitamente mais ilógica do que tudo na ótica humana, eu creio no que esta escrito na bíblia, A PALAVRA DE DEUS, selá estivesse escrito que foi Jonas que engoliu o grande peixe EU CRERIA da mesma forma, porque eu creio no Deus do impossivel, o possivel nos homens fazemos, a bíblia não se aceita pela razão e sim pela FÉ.

jeremias silva disse...

acho-min que vc esta mal informado pois se vc ler novamete a biblia com atençao creio-eu que vc vai encotrar onde jesus disse que todo o poder no ceu e na terra foi entregue em suas maos por isso um simplis milagres como a multiplicaçao de paes nao e nada para jesus cristo

Anônimo disse...

SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS, LOGO SE VC N CRER QUE FEZ, FAZ E CONTINUARA FAZENDO, VC É INCRÉDULO E O FARISAÍSMO AINDA EXISTE E STAR EM VC...SEU HIPOCRITA

Anônimo disse...

olha, de todas as tentativas de explicações de um ateu, para uma passagem biblica,esta é com certeza a mais grotesca que ja li em toda minha vida, meu amigo, sua interpretação é no minimo idiota para nao ser mais grosso, e sem logica, vc nao consegue interpretar algo tão simples...em vc nao acreditar em milagre ate entendo, mas em nao entender portugues...me desculpe,mas sua tese é ridicula

Juan Alencar disse...

Cara, é ridículo divulgar uma lógica deste tipo.

Esta quantidade de peixes e pães não daria nem para ser distribuida para esta quantidade de pessoas.

Suas conclusões são as piores que já vi. Parabéns!

Anônimo disse...

Meu caro amigo vc tem que leer maís a Biblia esplica como no deserto deus alimentado o povo que estabva cativo no egito ?..a deus pegava do povo tembem converta este coração e tenha fe no criador e seu filho Jesús pratique maís a palabra de deus deus pode todas as coisas

Pr Renato assembleia de deus.

Anônimo disse...

Caro migo,procure nas santas escrituras as esplicações para as suas duvidas,pois suas argumentações são de alguem que esta cheio de incertezas no coracão.sua salvação,esta em crer no Senhor Jesus como ele é(santo,eterno vivo);você é um milagre DELE,pois você fala,anda,vê e respira.
Louve ao SENHOR!

Anônimo disse...

PIOR DO QUE O EXPOSTO, É UM SE DENOMINANDO PASTOR, PARABENIZAR O POST E A TAL DE JEANNE DIZER QUE ESSE FOI O MELHOR POST, IMAGINO EU O PIOR... RSRS TÔ FORA...

CLÓVIS disse...

"simplemente PÉSSIMO" perdi meu tempo pensando que iria ler algo relacionado com a lógica. É preciso muito mais fé para acreditar nessas palavras do que no milagre da multiplicação.

sr monge disse...

cara parabêns ó vc foi o responsavel de eu ter lido a maior babozeira da minha vida!
pare pra pença e reflita, milagres aconteçem a prova mais simples e real somos eu e vc, "CAPIT"

Joao Vitor disse...

Concordo contigo. Mas aí há uma questão! Jesus fez um milagre ainda maior, que é fazer com o que o ser humano divida uma coisa que é sua. Tocar no coração de um homem para que ele reparta algo seu com o outro é um grande milagre!

Abs

Anônimo disse...

creio que o amigo é ateu, não sabes que também jesus ressucitou a lazaro depois de 04 dias morto, a palavra diz já cheirava mal. Acredito que para quem pode reviver um defundo mal cheiroso de 04 dias alimentar 05 mil homens e mulheres e crianças é fichinha. bjs e que DEUS TENHA PIEDADADE DE TUA ALMA.
JVSF.

GRAZIELLE disse...

ACREDITO QUE SUA FÉ É MORTA POIS SÓ UMA PESSOA DE TÃO POUCA FÉ PODERIA BUSCAR LÓGICA EM UM DEUS VIVO, QUE EM SUA SANTA MISERICÓRDIA CRIA A VIDA POR SUA VEZ VOCÊ, QUE HOJE VEM BLASFEMAR CONTRA ELE ! DEUS QUE TUDO FEZ , QUE TUDO CRIOU NOS AVISOU QUE SURGIRIAM FALSOS PROFETAS QUE COM SUAS PALAVRAS TENTARIAM ENFRAQUECER A FÉ MAS SAIBA QUE DEUS APESAR DE SUA FÉ FRACA DEUS TE AMA E TERÁ MISERICÓRDIA DE SUA VIDA! AMÉM

Anônimo disse...

"Explicação Lógica para a Multiplicação de Pães e Peixes"
MILAGRE, MILAGRE ,MILAGRE...

Anônimo disse...

cara como vc é BURRO!!! será k não vê k satanas o diabo vc conhece?? cegou seus olhos?? vai se converter JESUS CRISTO NAZARENO É DEUS DE MILAGRES E MARAVILHAS, PENA QUE SEU dEUS É MUITO PEQUENO POR ISSO VC PENSA ASSIM, TENHO DÓ DE VC!!!

José Antônio disse...

Quem não acredita na fé, ou não a tem, tabém não acredita no amor de Deus, e de Jesus, e, por consequência, não acreditará nunca no MILAGRE da MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES, DA TRANSFORMAÇÃO DA ÁGUA EM VINHO, ETC.. Acredite Alisson,e salve-se enquanto é tempo

Anônimo disse...

é importante trocar-mos informações e não criticar a imterpretação do irmão, porque Deus abate o soberbo e da graça ao humilde.

erik teixeira disse...

meu amigo você não fez uma exegese muito perfeita,Mt14-19 fala que jesus orou e ele mesmo repartiu e deu a seus discipulos e esses a multidão,outra coisa o cristão vive por fé e não por vista, se você não cre num milagre de punho terreno, como crera no milagre da volta de cristo que é um ato que so se entende por fé.

Profeta disse...

A fé é um sinal de senso comum. É possivel acreditar nas historias de cristo sem que ele tenha escrito uma so palavra. Sim foram varios relatos iguais caracterizando uma verdade, não tenho duvidas. Mas podemos acreditar tendo senso critico, acreditar usando a fé e a logica. É mais aceitavel acreditar no dom da palavra do que em truques e/ou magias. Jesus era sabio, o povo - como sempre, prefere nåo querer pensar e fica alienado a outros mais espertos, muitos levando vantagens financeiras sobre a fé cega de muitos.
Senhores, não vamos nos alienar, vamos dar chance ao raciocinio e possuir mais senso critico. A biblia é um excelente livro orientador do bem. O problema é qdo a interpretação é deturbada, maliciosa e muitas vezes de ma fé.
Abraço a todos
E que JESUS ilumine a mente de todos!!!

Anônimo disse...

Está aí, uma bela oportunidade para o estudo. irmaõs amai-vos ums aos outros e instruir-vos.

Anônimo disse...

Pr.Ruperco.
Para o homem natural isso é loucura mesmo,sem lógica mas,para os espirituais(para aqueles que cre em Deus) isso é poder de Deus.

Pr.Ruperco disse...

Para o homem natural isso é loucura mesmo,sem lógica mas,para os espirituais(para aqueles que cre em Deus) isso é poder de Deus.

Anônimo disse...

A sabedoria de DEUS e loucura para os homens fica com esta my friend Jesus bless you

Abimael silva disse...

Que este Jesus da multiplicação continue revelando para ti o pão dessa sabedoria.
O mundo não é ôco, nem louco.As cabeças e corações de muitos neste planeta ainda precisam refletir a graça e a misericórdia;
As igrejas tem seus panos de fundos, mas o acolhimento de Nosso Senhor é infindável pelo amor. Isso é que corresponde.

Anônimo disse...

o cavalo quem seguia a jesus eram os popres e necesitado doentes e toda clase de morinbundos sem teto sem familia não sei que alimentos eles tinhan eles procuravem jesus para ser alimentados e curados vai tentar persoadir os vermes no lodo

Anônimo disse...

é importante observarmos a leitura de vários sentido para chegarmos ao denominador comum. Porém não podemos dizer q este texto não tem logica, pois temos que aceitar o que é literal, se fosse uma parábola ai sim, mas o texto é literal, diante disso eu acredito na multiplicação dos pães e peixes.É interessante que ao avaliar um texto bíblico você possa aceitar o que for literal, pois Deus não precisa de arrumadinho pra querer tentar ajudá-lo, o que é certo é certo e o que é errado é errado, Deus não na bíblia não se esconde nada.

Anônimo disse...

é importante observarmos a leitura de vários sentido para chegarmos ao denominador comum. Porém não podemos dizer q este texto não tem logica, pois temos que aceitar o que é literal, se fosse uma parábola ai sim, mas o texto é literal, diante disso eu acredito na multiplicação dos pães e peixes.É interessante que ao avaliar um texto bíblico você possa aceitar o que for literal, pois Deus não precisa de arrumadinho pra querer tentar ajudá-lo, o que é certo é certo e o que é errado é errado, Deus não na bíblia não se esconde nada.

Anônimo disse...

Você está equivocada, e não sabe nada sobre Jesus. Acho bom se preocupar mais com sua vida, ao invés de tentar discernir de si mesmo as coisas de Deus. A pessoa natural não compreende as coisas espirituais (de Deus)I Coríntios 2:14. Procure colocar a sua fé em Jesus, entregue sua vida para Ele para que sua alma seja salva, e verá a glória do Senhor em sua vida.

Não duvide do poder de Deus! Ele não tem prazer nos incrédulos. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
Hebreus 11:6

Não é lógica é fé e é verdade.

Jesus te ama!

GERALDO disse...

...BOM DIA, POR ESTA SUA LINHA DE RACIOCINIO ATE SERIA POSIVEL, POREM COMO LI UMA POSTAGEM ANTIGA, FÉ E LOGICA ESTAO DIVORCIADAS NA BIBLIA, PARA QUEM NAO TEM O ESPIRITO SANTO OS FATOS BIBLICOS SE RESUMEM POR LOGICA E NAO POR FE, POIS É ELE QUEM NOS CONVENCE DE TODAS AS COISAS...DIZ NA PALAVRA: DEUS CONFUNDE OS SABIOS DESTE MUNDO...DES LHE ABENÇOE.

Anônimo disse...

O QUE É MAIS FÁCIL? MULTIPLICAR PAES E PEIXES, OU RESSUCITAR MORTOS?

LÓGICO QUE É RESSUSCITAR MORTOS, ENTÃO SE A FÉ QUE VOCE TEM EM JESUS É QUE ELE NÃO É CAPAZ DE MULTIPLICAR PAES E PEIXES, COMO SERÁ CAPAZ DE TE DAR A VIDA ETERNA.

Anônimo disse...

Deus, perdoa esta alma desprovida de fé que escreveu sobre " a lógica da multiplicação " pois, ela não sabe o que diz!!!

Anônimo disse...

Sra Lógica, queira explicar-me por favor sobre a sua lógica com relação a ele ter caminhado sobre as águas do mar.

Anônimo disse...

Será que voce pode me dar uma explicação sobre a ressurreiçaõ de Lázaro?, eu vou ficar muito agradecido

Anônimo disse...

O correto é com certeza e não concerteza

Ana Libia disse...

Para quem criou o Universo a partir do nada, ressuscitou mortos e ele mesmo ressuscitau ao terceiro dia, multiplicar pães e peixes não é nada para o nosso Deus. Ele vai muito além disto.

Anônimo disse...

felipe bleasby:A FÉ E A LOGICA NÃO ANDAM JUNTOS...

Anônimo disse...

Sua "lógica" retrata claramente a pobreza da sua alma! Parabéns...
A boca fala do que o coração está cheio! Enquanto o seu coração está cheio de dúvidas,há pessoas que crêem não só nesse milagre mas em tantos outros,e estão sendo ricamente abençoadas!!!

TOLO...

jailson disse...

essa mensagem mais pobre que eu já vim em toda minha vida,
deus não trabalha com logica ,e outra milagre não se explica se vive . deixa essa incredulidade que esta no seu coração .

Unknown disse...

Infelizmente muitos levam a Bíblia ao pé da letra e jamais devemos fazer isso. Sou cristão apostólico romano e digo que o raciocinio do Alisson, embora seja apresentado com tom pejorativo, está CORRETÍSSIMO! O Milagre que se vê aí, não é na MULTIPLICAÇÃO do pão de forma literal. O milagre se deu no que se chama de CARIDADE. Esse foi o milagre. Aqueles que possuíam pão repartiram com aqueles que não possuiam. E isso não diminui nem um pouco minha fé em Jesus Cristo e não me faz descrer no que ele represenat a mim.

Fiquem com Deus

marcos rig disse...

Mais impressionante do que o milagre da multiplicação dos pães é a multiplicação dos tolos que acreditam em milagres

Anônimo disse...

meu amado vai se converter e se orienta vai ler a biblia seu herege

Anônimo disse...

Com todo respeito, é incrível ver como as pessoas perdem tempo com palavras vãs... fé é fé e ponto, não existe explicação lógica. abraço

O Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e ás oposições da falsamente chamada ciência,
A qual, professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém.
1 Timóteo 6:20-21

Anônimo disse...

É incrível como pessoas perdem tempo para criticar a palavra de Deus.Eu creio que vc nunca deve ter ido a uma igreja, eu o convido, venha a casa de nosso pai ele tem uma grande obra na sua vida tenho certeza.

Anônimo disse...

Quanta besteira. O mais decepciona é uma pessoa que se diz pastor concordar um absurdo desses.
Vão estudar, ler, pesquisar para não falar abobrinha.
Deus é maravilhoso.

Unknown disse...

Meu querido, eu não tenho culpa se vc não tem fé para alcançar milagres. Uma coisa eu tenho certeza, que para Deus não há impossível. Ele abriu o mar vermelho e o povo de Israel passou a pé seco. Ele fez o sol parar (ainda que foi a terra que parou).Ele ressuscitou mortos, curou enfermidades e muitas outras maravilhas, então não venha com essa de que um simples milagre desse Jesus não poderia fazer. Por mais se fosse verdade que o povo tivesse levado comida para se alimentar, como é que ainda sobrou tanto pão e peixe assim?

Unknown disse...

Eu comecei a ler para ver se era algo relevante mas parei no "concerteza" :/

Anônimo disse...

e eu ainda perdi o meu tempo lendo isso...francamente meu caro se vc usasse toda essa sua argumentação a favor do evangelho esse teu site teria mais utilidade. Que Deus te perdoe e te abençõe pra q vc venha um dia ser usado por Ele..acredita que eu estava procurando uma pregação sobre esta passagem pra falar aos jovens!!!!!

Unknown disse...

O poder de Deus é maior que toda e qualquer coisa, sendo assim seria completamente possível um milagre de multiplicação, e outra, as pessoas não foram para o deserto elas MORAVAM no deserto e também eram pobres o que indica que elas também não levaram comida para ''abastecer'' depois

Gleyson Barroso disse...

Muito complicado essa interpretação e no mínimo dúbia. Um dos critérios para o descrédito do milagre é que em nenhum momento a bíblia relata que Jesus o fez. No entanto em nenhum momento se dá a entender que não o fez. Isto simplesmente não prova este falso argumento e ainda tem 3 coisas a se levantar:
1 ) A leitura natural nos leva a conclusão que foi um milagre. Chegar a conclusão do autor deste post é muito mais complicado e precisa ter um pressuposto de que não houve milagre para poder ir atrás de encaixá-lo.
2 ) Em Jo 6:15 a história é relatada e termina por dizer que as pessoas quiseram fazer a força Jesus como Rei. Se não fosse uma verdadeira multiplicação o que teria levado a multidão a exaltá-lo?
3 ) Uma coisa é chamar os discípulos de aumentadores da verdade, (que não tem diferença nenhuma de mentira), mas ainda pior é dizer que Jesus é mentiroso. Em Mt 16:9, Jesus usa o exemplo das 2 multiplicações para mostrar a eles que o fermento a que se referia era dos fariseus e não de pão, pois pão ele já havia mostrado que podia criar do nada ou multiplicar. O que mostra que Ele, Jesus Cristo, considerava que havia multiplicado.
Conclusão: Para esta interpretação estar correta é necessário :
1 ) Que os apóstolos tenham agido de má fé;
2 ) Que o povo seja idiota pra querer coroar um simples Galileu sem poder milagroso da parte de Deus, sem posses e sem exército como um Rei diante do maior império do mundo até então (Roma);
3 ) Que Jesus seja mentiroso e tenha junto com os apóstolos aplicado histórias não verdadeiras para ludibriar o povo;
Enfim quero enfatizar que Jesus operava pelo poder do Espírito Santo de Deus. Dizer que foi charlatanice de Sua parte é blasfêmia contra o Espírito Santo. Único pecado passível de morte e imperdoável. Reflitam!
Que Deus Abençoe a todos os crente e eleitos em Cristo Jesus.

Unknown disse...

Voce é Louco só pode...nunca li tanta asneras ao mesmo tempo.

Discípulo de Cristo disse...

Você creu porque me viu?-disse Jesus.-Felizes são os que não viram ,mas assim mesmo creram! João20:29
Fé é acreditar naquilo que não se vê,e ter certeza daquilo que se espera.

Max Diniz Cruzeiro disse...

Conto: Pães e Peixes

Morávamos em Amman 30 anos antes de Cristo. Tínhamos por hábito participar no primeiro solstício da primavera da tradicional reunião Judaica de Asaph onde coletávamos de todos um pouco de alimento para depois que um ilustre homem da palavra nos abrilhantava com seu conhecimento e dom profético.

A cada novo solstício éramos orientados a levar cada vez menos alimentos com o intuito de fazermos um jejum para purificar a carne. E ocorreu que neste ano havíamos conseguido reunir apenas 5 pães (1 kg cada pão) e dois peixes (tamanho grande para uma família cada um). A multidão era enorme. Ao todo se calculavam algo em torno de 4.000 pessoas. Foi aí que um grande mestre da palavra nos fez refletir desta vez sobre nossa própria saciedade em receber a palavra e não compartilhar com os demais.

Pode o homem se ausentar do seu dever? Pode o homem receber a palavra e não compartilhar o ensinamento? Pode o homem alimentar uma multidão apenas com estes pães e estes peixes que trouxeram? Ninguém sabia a resposta. Ninguém conseguia ver o que estava por trás de tanta sabedoria. Então o homem ordenou que dividissem entre todos e em comunhão a partilha das oferendas.

Os murmúrios de que o mestre da palavra estava insano prosperaram... Ninguém queria acreditar... até que ele ordenou que de Amman viesse um caldeirão cujo uso era para grandes celebrações de casamento.

E ao chegar, ordenou que ralassem os pães e desse cozimento ao peixe, para depois depositá-lo em 600 litros de água dentro do recipiente. Pediu para que as crianças entrassem na relva e colhessem ervas. E foram mais 10 kg de ervas. Ao final havia bastante alimento para todos. O caldo alimentou enquanto a palavra fora compreendida.

E todos se regozijaram... se fartaram em bonança, e permaneceram sem fome até que a hora da partida levaram todos de volta a Amman.


Max Diniz Cruzeiro
LenderBook Company

GILDEJESUS disse...

posso estar encanado mas da a sensação que voçe não crer em milagre.se eu estiver enganado min perdoe.

Anônimo disse...

É difícil para um cérebro de ervilha como o seu entender que Deus pode multiplicar o alimento, ele pode criar coisas do nada, se você lesse mais a bíblia saberia que umas das muitas qualidades de Deus é criar com o seu poder e amor... mas se é pra falar de lógica, podemos perceber que se já estava anoitecendo e ninguém tinha se alimentado ainda e os discípulos estavam tão preocupados, é pelo fato de NÃO TEREM COMIDA ALI! E será que se os alimentos recolhidos ali fossem resultado da doação das pessoas, só existiria pão e peixe? Ninguém levaria mais nada???? Frutas, carne, castanhas? A fé e o amor não precisam ser lógico... comparada a Deus, assim como você, eu também tenho uma capacidade cerebral minúscula e insignificante, mas eu tenho algo que você não tem: FÉ! E a bíblia também diz que sem fé é impossível agradar a Deus... vá orar! Eu também vou orar agora, pedindo pra que Deus me dê paciência para lidar com pessoas como você, que usam seu tempo para influenciar negativamente a vida espiritual dos desavisados, com seus textos de filosofia barata de porta de buteco...

Unknown disse...

Gostei mais das explicações que li nos comentarios do que a explicação desse cara que na verdade me parece que não entende de nada a respeito de Jesus e seus milagres, temos que ter muito cuidado com nossa sabedoria, ela pode nos enganar e tirar a nossa fé nos milagres e coisas divinas de Deus !

Anônimo disse...

Ok, Tenho uma pergunta para os sabichões, alguém aí se habilita em responder se o cesto também foi multiplicado? Pois sobraram 12 cestos cheios, de onde estes cestos brotaram?

Roberto disse...

SOU CRISTÃO,E TE PARABENIZO PELA SUA POSTAGEM, POIS TEMOS QUE ENTENDER OS COSTUMES DAQUELA ÉPOCA; É MUITO INTERESSANTE E RICO PARA O NOSSO CRESCIMENTO NO ENTENDIMENTO DA PALAVRA DE DEUS, QUANDO VAMOS NO PROFUNDO DOS FATOS DA HISTÓRIA. SUA POSTAGEM NÃO DIMINUIU A MAGNITUDE DO MESTRE JESUS, MAIS EU ENTENDI QUE ELE DESPERTOU EM CADA UM DELES, O MAIOR MILAGRE QUE PODE ACONTECER NA VIDA DE UMA PESSOA, QUE É A TRANSFORMAÇÃO DE DENTRO PARA FORA; POIS ATRAVÉS DE UM GESTO LINDO DAQUELE GAROTO QUE OFERTOU O POUCO QUE ELE TINHA, AQUELA MULTIDÃO FOI TOCADA E JESUS COM SUAS PALAVRAS DE VIDA INCENTIVOU QUE ELES VIESSEM A DIVIDIREM,POIS NAQUELA ÉPOCA ERA NORMAL ELES LEVAREM COMIDA E DINHEIRO DE BAIXO DE SUAS TÚNICAS, E EU CREIO QUE OS CESTOS POSSIVELMENTE ERA DE VENDEDORES QUE PODIAM ESTAR ALI PERTO OUVINDO JESUS, QUE TBM FORAM MOVIDOS POR AQUELE MOMENTO DE COMUNHÃO, E COM CERTEZA OS CESTOS QUE SOBROU ELES LEVARAM PARA CONTINUAREM A VENDEREM, MAS AGORA COM O CORAÇÃO TRANSFORMADO COM AQUELE MOMENTO DE COMUNHÃO. A PAZ DO SENHOR JESUS.

Rafa disse...

Afirma-se
– não sei com quanta veracidade –
que um certo pensador hindu
acreditava que a Terra
estava apoiada em um elefante.
Quando lhe perguntaram
no que o elefante de sustentava,
respondeu que se sustentava
numa tartaruga.
Quando lhe perguntaram
sobre o que a tartaruga
se sustentava, ele disse
‘Estou cansado disso. Vamos mudar de assunto’.
Isso ilustra o caráter insatisfatório
do argumento da Causa Primeira.

Anônimo disse...

Volta pro inferno, satanás u.u

Cezar Augusto Rodrigues disse...

Allison, você precisa entender que o poder de Deus é inexplicável pelo fato de sua grandeza e de nossa pequenez.
O povo que seguia Jesus era um povo carente de todas as necessidades (física, moral, espiritual ...). Quando elas ouviam que Jesus estava passando, largavam tudo para o acompanhar.
Leia o meu artigo "CINCO MIL" no meu blog.
É fácil me encontrar. Procure por "www.cezaraugustorodrigues.blogspot.com.br"
Um grande abraço.

Unknown disse...

SERIA MAIS INTELIGENTE VC CRER QUE DEUS FAZ O QUE QUISER E COMO QUISER INCLUSIVE ALIMENTAR MILHARES DE PESSOAS A PARTIR DE UM MILAGRE DO QUE GASTAR SUA VIDA BUSCANDO DESMENTIR AQUELE QUE NÃO MENTE. O TEMPO QUE VC GASTOU BOLANDO ESSA EXPLICAÇÃO DEUS PODERIA TER ACRESCENTADO NA SUA VIDA SE VC APENAS CRESSE NELE.

kyn disse...

Depois disso Jesus andou sobre as águas! e ai? ele andou ou estava numa prancha?

Unknown disse...

Olá Allisson! Vejo que seu texto foi publicado já há alguns aos e pode ser que sua opinião tenha mudado. Independente disto, o assunto foi exposto e, certamente suscitou reflexões em algumas pessoas. Não quero aqui fazer polêmica nem fazer juízo, mas sim, fazer apologética. No estudo da Palavra de Deus existem regras de interpretação (Hermenêutica/Exegese), além de na língua portuguesa termos a semântica para, como na investigação das ciências de um modo geral fazermos interpretações. No texto em questão aplicarei a hermenêutica "técnica utilizada na interpretação dos textos e sentido das palavras", assim como da semântica para a investigação no texto. Para tal, utilizarei o texto do livro escrito por Marcos 6.35-42. Se atentem para os seguintes destaques do referido texto seguido de breves observações: "Despede-os, para que vão aos lugares e aldeias circunvizinhas, e comprem pão para si; porque não têm que comer" - Perceba que a própria fala dos discípulos indica que eles já haviam investigado que entre as pessoas não havia comida. no versículo seguinte: "[...] Iremos nós, e compraremos duzentos dinheiros de pão para lhes darmos de comer?" Um trabalhador comum ganhava um denário por dia de trabalho. Para ajuntar tal quantia levaria cerca de 8 meses de salário. Em valores atuais, considerando o valor médio do dia trabalhado no salário mínimo atual isso equivaleria à mais de 7 mil reais. Só seria possível chegar a esses números com levantamento prévio do número de pessoas e, consequentemente, da escassez de alimentos. Mas prossigamos: "E todos comeram, e ficaram fartos." Perceba que a expressão TODO aqui não é não é pronome indefinido que significa "qualquer" (se assim o fosse abriria espaço para a interpretação de que alguns comeram outros não), mas, sim, adjetivo TODO + O + substantivo (no caso todos= todo o povo) adquirindo o sentido de "inteiro", "completo", significando assim que todo o povo comeu.
Aos que possivelmente queiram me conhecer melhor para posterior ponderações ou outros textos: https://artigos.gospelprime.com.br/claudio-rodrigues/

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ou seja você acredita em contos de fadas, é muito fraco quem acredita em escritas humanas, feitas por um povo escravizado e sofrido, que na sua aflição pedia aos céus um Salvador, que veio e se foi, e não salvou ninguém, os imperadores reinaram depois de sua morte, e a escravidão de pessoas no mundo todo se dá até hoje.

Unknown disse...

E quem é vc pra chamar ele de hipócrita? Por acaso vc detém a verdade? Ninguém sabe de nada.

Unknown disse...

Cara se existe vida eterna, qual é o problema em morrer? Ninguém quer morrer, VC quer? Todos querem viver, aproveitar o máximo suas vidas, pense e reflita " os seres humanos são os únicos conscientes que sabem que irão morrer" acreditar em algo sobrenatural, céu, paraíso ou sei lá o que é uma maneira psicólogica de se contentar, mas o fato é, VC vai morrer um dia e não vai a lugar algum, vai se decompor e virar energia para o planeta, adubo orgânico para a terra, fotossíntese para as árvores, mas ir pra algum lugar mágico sem chance, VC vai apodrecer isso sim, aceite a realidade.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Na verdade cada um interpreta na forma que quiser, o fato é, Ninguém sabe de nada, ninguém provou e prova nada, existem muitos(a) pessoas que acreditam no que ouvem ou lêem, e não se interessam em saber por exemplo, que a terra gira em seu próprio eixo a uma velocidade incrível de mais de 1600 km/h e que existe uma força atrativa para um único ponto no universo que nos puxa para cima, num voo alucinante a uma velocidade extraordinária de mais de 2 milhões de km/h, e ainda sustentam a ideia apenas de Céu e terra, a pelo amor de Deus vão plantar batatas, vcs não sabem de nada, são mais de 10 septilhões de estrelas no universo, cada estrela contém várias massas planetárias em sua órbita, nossa estrela (sol) é uma estrela anã e contém 8 planetas em sua órbita, somos considerados um cisco no universo, e pela curvatura na expansão deste universo no qual nós estamos é quase que provado científicamente que não se trata apenas de universo e sim de multiversos, EU ACREDITO SIM EM DEUS, MAS O MEU DEUS ESTÁ ALÉM DE TUDO ISSO, VCS CREEM EM CONTOS DE FADAS, EM UM LIVRO PSICOLÓGICO E FICAM PRESOS É CEGOS A ISTO, VCS NÃO SÃO NADA, CREEM EM ESCRITAS FEITAS POR HUMANOS CORROMPIDOS, DEPOIS OUTRA os amigos de Jesus eram muitos pescadores, e pelo o que sabemos de histórias de pescadores, não são fontes confiáveis. Tem mais uma, 18% do que está na Bíblia é verdade, o demais é complemento didático, muitos pergaminhos e papiros das Escrituras faltavam partes que foram completadas, os documentos que formaram a Bíblia percorriam várias regiões e passavam nas mãos de várias pessoas, e essas pessoas a reescreviam, 82% é mentira isso não sou eu que estou dizendo e sim arqueólogos e teólogos estudados, um material fortemente psicólogo, que faz lavagem cerebral na cabeça das pessoas mais fracas e frágeis de conhecimento, "conheceis a verdade é a verdade vos libertará" eu estou liberto acredito num criador naquele que fez toda esse cosmos, esse infinito espaço e tenho pena de quem é cego, e não enxerga as mentiras pregadas até hj por religiosos doentes, pare para pensar são mais de 30 mil religiões no mundo, são mais de 30 mil interpretações diferentes do que é certo ou errado, ou seja cada um crê naquilo que achar melhor, vms levar como ensinamento o "LIVRE ARBÍTRIO", VC é o senhor da sua vida, é fácil vc faz da sua vida um inferno fazendo coisas erradas, e vc faz da sua vida um paraíso fazendo coisas certas, o bem, isso é natural e não divino, pensamentos positivos te curam e te salvam, pessimistas se deterioram , é simples assim, VC direciona sua vida e cabe a vc dar o rumo e o sentido correto a ela, e o paraíso é aqui não espere morrer pra conhece-lo.

Anônimo disse...

A paz a todos , Alisson min explique todos milagres que Jesus Fez , Água em vinho, ressurreição de Lázaro,tanque de Betesda,Leproso , *A ressurreição de Jesus*, explique

PAULÃO disse...

Tentar explicar milagre é uma bobagem sem fim. Milagre foge do ordinário e do lógico. Crer em Jesus não é para qualquer um, é privilégio dos eleitos por Deus para este fim. Fico com a Bíblia.

Serva do Senhor disse...

Como pode a pessoa desacreditar de Deus o criador de todas as coisas tantos milagres q Jesus fez isso é uma hipocrisia uma blasfêmia contra Deus cuidado pq não vê todos os nossos atos

Bruna disse...

Mateus 15:32
Jesus chamou os seus discípulos e disse: -Estou com pena dessa gente porque já faz três dias que eles estão comigo e não tem nada para comer.

Eles vão repartir o quê?

Lena Lopes disse...

o milagre da multiplicação está aí todos os dias.. Deus com sua infinita bondade nos deu a semente que se multiplica e nos alimenta..só não vê quem não quer ver.m

João Victor disse...

Falou com palavras de homem carnal. Não tem noção do poder de Deus. Além do mais está querendo explicar milagres através da lógica. Isso tem lógica?

Anônimo disse...

E verdade já que não tem lógica me explica o maná do céu que supria e matava a fome do povo quando foi libertado do Egito.