domingo, 16 de agosto de 2009

COMO SE DEVE LER A BÍBLIA?

COMO SE DEVE LER A BÍBLIA?

A bíblia é um conjunto de 66 livros (no caso da bíblia protestante - que é a mais aceita) e dividido em Novo e Antigo Testamento. A bíblia contém uma série de histórias, lições de moral e profecias, que se prolongam desde o Gênesis.

Ao longo da história, a bíblia passou por várias e várias edições de seres humanos, sem contar com as traduções que em vários países tornam certas passagens bíblicas importantes diferentes umas das outras. Portanto, muito cuidado com a forma como você lê a bíblia.

Para se ler corretamente deve se ter em mente que:

· A bíblia não é a verdade, mas sim um livro de textos que ensina PARTE da verdade;

· A bíblia NÃO é um livro científico;

· Além dos lugares onde se passam as histórias (ou estórias), não se tem provas históricas da existência da maioria das pessoas citadas nestas, inclusive sobre Jesus;

· A bíblia foi modificada e está sim, sujeita á erros de tradução, como disse o próprio tradutor oficial da bíblia brasileira, João Ferreira de Almeida.

Tendo estas coisas em mente, podemos ler mais tranquilamente à bíblia.

Além dos erros de tradução e erros humanos, a bíblia é um livro sujeito á ter várias interpretações e possui uma linguagem um tanto confusa para os dias de hoje e muitos dos seus ensinamentos são ultrapassados e não podem ser usados nos nossos dias.

O antigo testamento traz ensinamentos mais duros em relação á Deus e ás suas obras, portanto, deve-se ler a bíblia com muito cuidado para não confundirmos Deus com um ser sádico e que não cumpre as próprias leis.

Vale lembrar também que a bíblia foi escrita por várias pessoas, ou seja, cada uma trata Deus da forma como imagina, então, não temos uma imagem fiel de Deus no antigo testamento, o que por várias vezes ocorre com o Novo. Vários termos são usados para se descrever Deus, mas como já foi aqui citado, cada um descrevia Deus da forma que imaginava.

O antigo testamento contém os ensinamentos dados ao povo de Israel antes da vinda de Jesus á terra, ou seja, são ensinamentos para AQUELE POVO e não para todas as pessoas por toda a eternidade. Então, é uma tolice dizer que Deus inspirou aquelas palavras para todos os seres humanos.

O livro de Cânticos, Salmos e Provérbios, são livros de versos, canções e poemas. Nesses livros encontramos informações valiosas para os dias de hoje, mas isso não quer dizer que TODAS as palavras ali citadas são para toda a eternidade.

Há também 17 livros proféticos no antigo testamento, estes são divididos em profetas maiores e profetas menores, os profetas maiores são: Isaias, Jeremias, Daniel e Ezequiel (Jeremias tem dois livros na bíblia). É importante lembrar que essas profecias são quanto á vinda de Jesus e acontecimentos anteriores e não trata de profecias de Depois da morte de Jesus, ou seja, não há profecia do antigo testamento que seja convincente o suficiente para se encaixar em acontecimentos após á morte de Jesus. Essas profecias serão citadas apenas no Novo Testamento.

O novo testamento começa com o livro de Mateus e termina com o livro de Apocalipse (livro de João também chamado de revelações). O mais interessante á observar no novo testamento é que vários apóstolos escreveram livros sobre o mesmo homem: JESUS. Porém, é mais interessante ainda ver que em certas partes estes livros podem causar certa confusão no relato do caso real, como exemplo temos a quantidade de pessoas que se encontravam no túmulo de Jesus quando este falou com Maria depois da ressurreição. Lendo tais livros, é impossível saber quem realmente estava com Maria Madalena - a única que se pode ter certeza que estava no túmulo de Jesus naquela hora.

O novo testamento é todo centralizado em Jesus, que é o Messias e maior personagem desta era. Jesus é conhecido, hoje, como o homem que dividiu o tempo. É irônico não se ter provas da existência dele, mesmo este tendo “dividido” o tempo em Antes e Depois de Cristo (A.C. – D.C.).

Jesus aparece naquele tempo com uma verdade em que os sacerdotes e líderes religiosos não puderam aceitar, ou seja, aí já é possível entender o quanto ás idéias do antigo testamento já estão ultrapassadas.

A história de Jesus não conta muitos detalhes e por isso ele é um ótimo material de estudo para historiadores e teólogos do mundo inteiro. Por exemplo, não se sabe o que Jesus fez dos do nascimento aos 12 anos e dos 12 aos 30 que é quando ele inicia a sua missão. O único que nos traz certa informação como “Jesus crescia” foi Mateus, que é considerado o livro mais completo sobre Jesus.

Após á morte de Jesus, temos vários livros que relatam as “peripécias” dos apóstolos e a perseguição destes por parte dos romanos que não aceitavam a “nova religião”. Paulo, apesar de não ser um apóstolo oficial, aparece no novo testamento como o apóstolo mais importante, no entanto, também é tido por vários teólogos como o que mais distorceu as palavras de Jesus, além de muitas vezes por suas próprias opiniões em relação ao retorno no messias, que Jesus predisse ser antes da morte de João. Uma coisa que causa muita confusão neste testamento, é o que Paulo fala sobre a ressurreição de todos aqueles que aceitaram Jesus e sobre o seu arrebatamento. É demais para a visão lógica, acreditar que mortos sairão dos túmulos e subirão aos céus como se fossem pássaros. É absurdo, mas muitos acreditam nisso. Com isso, as palavras paulinas, confundem até hoje vários cristãos que por muitas vezes acreditam mais nele do que em Jesus. Lástima.

O livro de João contém algumas profecias em relação á vinda de Jesus, mas o livro mais completo de profecias no Novo Testamento é o de Revelações, ou melhor, o livro de Apocalipse. Este livro relata a volta de Jesus de uma forma majestosa e também horrorosa e torturante, o que torna a leitura mais interessante e a dá asas á imaginação. A interpretação, porém, é de tamanha dificuldade, que durante milênios após terem sido escritos, ainda não foram decodificados de uma forma realmente convincente para todos. E é nesse ponto onde o cristianismo se divide e causa muita confusão. Portanto, ao ler este livro (o apocalipse) não leia tendo uma interpretação em mente, apenas leia como qualquer outro livro, isso torna a leitura mais produtiva e a interpretação mais cabível possível.

Quando lermos à bíblia, devemos sempre ler com a nossa visão lógica, sempre sabendo que a bíblia é um livro codificado e com muitos simbolismos ao longo de seus livros. Portanto, não tente ver a bíblia como um livro MARAVILHOSO e com a verdade completa, pois como já foi aqui citado, ela não é a verdade completa e seus ensinamentos foram para o povo da época de Jesus. Sabendo disto, poderemos ler de uma forma imparcial e tirar o melhor proveito de seus textos cheios de mistérios, codificações, aventuras e ensinamentos.

Visão lógica é o melhor caminho para não se ter uma confusão nos textos. Lembre apenas de um ensinamento de Jesus e de todos os maiores líderes religiosos: AME UNS AOS OUTROS. Esse é o maior ensinamento e mandamento de todos e este sim, vale para toda a eternidade.

Seguindo os passos citados neste texto, você estará seguro de interpretações milaborantes de pastores e padres que na verdade só querem ter o controle sobre a sua mente, para assim lotarem mais os templos e consequentemente, seus bolsos. É triste, mas o que eu falei em relação ás intenções dos religiosos é verdade.

LEIA ATENTAMENTE E SEJA FELIZ.

By: Alisson Alves

5 comentários:

Anônimo disse...

Rídiculo esse seu artigo.
Se ler a biblia de verdade você vai realmente descobrir descobrir a verdade!

Jairinho disse...

Os que andam segundo a carne, só discerne as coisas da carnes, por isso Jesus disse que revelou aos seus pequeninos, quanto aos que tentam interpetrar por suas lógicas e conceitos, é certo de que permanecerão andando sem encontra a verdade, pois como disse o apostolo Paulo, que haverá tempo que o homém não suportará mas a sã doutrina. Mas no fim veremos se ela não é verdadeira, Apocalipse. 22;19

Jairinho disse...

Acreditar que a Bíblia é ou não a verdade, ou meia como dizem, é direito de todos.
O Apostulo Paulo disse em experiencia que as coisas que o olho não viu, o ouvido não ouviu são as coisas que Deus tem preparado para aqueles que ele amam. E mas está escrito em apocalipse 22;77 Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

Anônimo disse...

Cara voce e ridiculo q pena de vc nossa perdi mru tempo lenfo isso devia ter lido um ttecho da minha BIBLIA seria muito muito mais bm apro veitsdo.q pena d vc

José wilker disse...

Gostei do artigo, os criticam é porque já tem suas mentes
dominadas por religiosos!